O que desejaria mudar ou viver de outra forma na relação com os seus filhos?
A maioria dos pais e das mães das sociedades mais desenvolvidas respondem: ter mais tempo.
Como podemos agir para alterar o atual paradigma de tempo e a forma como a sua má utilização pode dominar grande parte da nossa vida?
Vivemos num mundo de ritmo cada vez mais acelerado, um mundo ditado pela hipervelocidade.
No trabalho, a pressão por resultado é cada vez maior.
Na vida pessoal, os projetos pessoais são substituídos por necessidade mais urgentes - e, assim, é natural que as pessoas se deem conta de que não cuidam de si mesmas.
Na esfera familiar, a família acaba, por vezes, por ficar em segundo plano, restrita aos fins de dia, sábados e domingos. Os pais e mães têm menos tempo disponível para os seus filhos, na sequência do nº de horas que passam a trabalhar e também pelo volume de atividades extracurriculares que as crianças acumulam ao fim de dia e fins de semana.
Muitas vezes damos por nós a compararmo-nos com outros pais e mães e a questionarmo-nos como estes conseguem ter tempo para tudo e nós não.
Pois bem, ninguém tem mais ou menos tempo do que nós. Nós temos exatamente os mesmos segundos, os mesmos minutos e as mesmas horas por dia, que todas as outras pessoas. A diferença está na forma como nós usamos o nosso tempo.
O que deve saber antes de aceitar este desafio?
O primeiro aspeto a ter em conta antes de tomar a decisão de aceitar este desafio é que para se tornar um pai ou uma mãe Sem pressa necessita de prática regular e consistente.
Um dos principais critérios para abraçar este desafio é o seu compromisso de que irá criar Tempo e um espaço diário para de-sa-ce-le-rar. Para isso, basta organizar o dia de forma a encontrar um momento que dedique ao seu desafio. O importante é estabelecer uma rotina e não a abandonar.
Não se esqueça que a sua mente vai dar-lhe várias razões para não realizar a tarefa: “não tenho tempo”, “tenho tarefas mais importantes para fazer”. Para isso tem de se manter firme na decisão e proteger o seu Tempo que está destinado a este Desafio.
Mas quanto Tempo por dia?
Não há um limite de tempo mínimo nem máximo. O que lhe posso confidenciar é que esses momentos serão reveladores e muito importantes para o seu futuro, caso esteja convicto de que quer mesmo de-sa-ce-le-rar na seu papel de pai ou mãe.
Como funciona?
Trata-se de um Desafio é 100% prático.
No início de cada semana, durante 4 semanas, receberá, via email, a reflexão para a semana e as tarefas a realizar.
O Desafio pais Sem pressa vai permitir-lhe:
- Ter maior consciência da velocidade a que está a viver o seu papel de pai ou mãe;
- Conhecer e respeitar o seu ritmo;
- Conhecer e respeitar os seus limites;
- Ter consciência de como distribui o seu Tempo pelas sua esfera familiar.
- Viver a parentalidade de forma consciente, estando realmente presente com os seus filhos, desligando o piloto automático.
Perguntas frequentes
Como receberei as tarefas?
As tarefas serão enviadas por email, todas as segundas-feiras, durante a manhã.
Se não receber o e-mail, verifique a sua caixa SPAM. Receberá tarefas a realizar durante a semana. Cada semana será dedicada a um ou dois exercícios e respetiva reflexão.
E se não conseguir cumprir algum dia do Desafio?
Se em algum dia não puder executar a tarefa poderá fazer no dia seguinte.
No entanto, lembre-se que para de-sa-ce-le-rar necessita de prática regular e consistente.
E não encare estas tarefas como trabalho. Encare-as com Tempo que está a dedicar a si e à sua relação com os seus filhos.
Quando começa o Desafio pais Sem pressa?
A próxima edição do Desafio pais Sem pressa começa no dia 10 de janeiro.
Após a confirmação formal da sua inscrição, todas as terças-feiras, durante 4 semanas, passará a receber, via e-mail, todos os conteúdos deste Desafio.
Datas:
10 de janeiro: 1ª semana
17 de janeiro: 2ª semana
24 de janeiro: 3ª semana
31 de janeiro: 4ª semana
ACEITA O DESAFIO?
Valor do Desafio pais Sem pressa: 30 €.
Preencha a ficha de inscrição.
Depois de preencher a Ficha de Inscrição, proceda ao pagamento.
Dados para pagamento: Transferência Bancária IBAN PT50 0035 0724 00001282500 38
MBWAY: 964624417
Após o pagamento envie o comprovativo para o e-mail sofia.pereira@academy4you.pt, pois a sua inscrição só será confirmada após ter recebido o mesmo. Aquando à confirmação do pagamento, receberá todas as instruções para a sua participação no Desafio Slow Down.
NOTA: O ENVIO DO COMPROVATIVO É DE MÁXIMA IMPORTÂNCIA, POIS SÓ ASSIM TEREMOS CONHECIMENTO DO SEU E-MAIL PARA QUE POSSA INICIAR O DESAFIO. SE NÃO RECEBER O EMAIL DE CONFIRMAÇÃO ENVIE-NOS, P.F., NOVO EMAIL.
Grata pela confiança. Estou certa que vai ser uma experiência bastante impactante.
Até breve!
Sofia Pereira