top of page

Produtividade consciente: cultive uma cultura de respeito pelo tempo no seu trabalho



Equipa de trabalho descontraída




No nosso artigo da semana anterior , explorámos a importância vital de cultivar uma cultura de respeito pelo seu tempo. Ao desmistificar a noção de que estamos constantemente numa corrida contra o tempo, destacámos a descoberta intrigante de que quase metade do nosso tempo é consumido por pensamentos dispersos. Abordámos a prática da atenção plena como um antídoto valioso, capacitando-nos a reconhecer e redirecionar a nossa atenção para o momento presente.

No artigo desta semana queremos desconstruir a importância do respeito pelo tempo no ambiente de trabalho.



 O impacto das interrupções na nossa produtividade


As Interrupções frequentes no local de trabalho têm sido objeto de estudo aprofundado por vários investigadores, como é o caso de Ariely e Wertenbroch.  As suas conclusões evidenciam que cada interrupção, por menor que seja, pode ter um impacto significativo na produtividade. Gloria Mark, coautora do estudo «The Cost of Interrupted Work: More Speed and Stress», refere que demoramos cerca de vinte e três minutos e quinze segundos a regressar à tarefa onde estávamos antes da interrupção. Deixe‑me reforçar que os resultados deste estudo demonstraram ainda que, quando somos interrompidos, a nossa tendência é para trabalhar mais depressa a seguir, para tentar compensar o tempo perdido, e isto tem um impacto no aumento do nosso stresse, da frustração, do sentimento de pressão do tempo e esforço.


Estes estudos destacam a necessidade crítica de estabelecer um ambiente organizacional que cultive e valorize o tempo sem interrupções das suas pessoas. Ao promoveremos uma cultura de respeito pelo tempo no nosso trabalho, estamos a criar condições propícias para a concentração, resultando em ganhos tangíveis de produtividade.




O que podemos fazer?


Minimizar o impacto negativo das distrações requer a implementação de estratégias práticas e eficazes. Deixamos  algumas sugestões, sem antes relembrar que diferentes estratégias funcionam para pessoas diferentes e é importante adaptar estas sugestões ao estilo do trabalho e preferências individuais. Por isso , coloque em prática as que fizerem mais sentido para si e ajuste-as sempre que necessário.


1.Reserve tempo para as suas tarefas importantes: estabeleça períodos específicos do dia para tarefas importantes e minimize distrações durante esses intervalos.

 

2. Controle as suas notificações: desative ou ajuste as notificações nos seus dispositivos e aplicações móveis durante os períodos em que sabe que necessita de ter uma atenção altamente focada. Esta estratégia irá reduzir interrupções e permitirá uma abordagem mais controlada e focada.

 

3. Crie um espaço de trabalho consciente: tenha ambiente de trabalho físico e digital organizado. Isto pode incluir a minimização de objetos desnecessários na mesa, o uso de ferramentas de organização digital e a criação de um espaço livre de distrações.

 

4. Comunique de forma transparente: estabeleça expectativas claras com colegas de trabalho e familiares sobre quando está disponível para interações e quando precisa de foco ininterrupto. Uma comunicação transparente ajuda a evitar mal-entendidos.

 

5. Pausas conscientes: introduza intervalos na sua agenda para relaxamento e descontração. Fazer pausas conscientes vai aliviar a mente e reduzir a probabilidade de distrações involuntárias.


A implementação dessas estratégias não apenas aumenta a produtividade de forma consciente, como também também contribui para um ambiente de trabalho mais equilibrado e satisfatório. Assim, ao adotarmos práticas que respeitem e valorizem o tempo, estamos a construir caminhos para uma vida profissional mais produtiva e significativa.



sofia pereira, fundadora e CEO da Sowise time lab



Fundadora e CEO Sowise time lab.




Está pronto para desacelerar e cultivar uma relação mais consciente com o tempo?

Subscreva a nossa newsletter e embarque nesta viagem de descoberta e crescimento. Receba conteúdos exclusivos, práticas de produtividade consciente, insights científicos e inspiração para construir uma vida mais equilibrada e gratificante.

Juntos, vamos criar uma cultura de respeito pelo tempo que se estende do indivíduo às organizações, contribuindo para uma sociedade mais consciente, humanizada e sustentável.





تعليقات


bottom of page