top of page

Desacelere e aumente a sua produtividade



slow


É comum sentir-se constantemente ocupado e exausto? Acredita que para ser mais produtivo é necessário estar sempre em movimento e ter agendas lotadas de compromissos?

Desengane-se!

Tome nota: desacelerar pode, na verdade, aumentar a sua produtividade.

Parece contraditório? Continue a ler para descobrir como e porque desacelerar pode ser a chave para uma vida mais produtiva e equilibrada.



Produtividade vs. Produtividade Consciente


Quando falamos em produtividade, muitas vezes pensamos em fazer o máximo de tarefas no menor tempo possível. Esse conceito tradicional de produtividade está focado na quantidade de trabalho realizado. No entanto, a produtividade consciente é uma abordagem diferente e mais sustentável.

Produtividade consciente não é apenas sobre fazer mais, mas sim sobre fazer melhor.

Produtividade consciente envolve estar presente e focado na tarefa em questão, sem ser sobrecarregado por distrações ou pela pressão de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Trata-se de trabalhar de maneira inteligente e não apenas de maneira intensa. De acordo com diversos estudos, esta abordagem não só melhora a qualidade do trabalho, mas também contribui para uma melhor saúde mental e maior satisfação pessoal e com a vida.



Desacelerar: os benefícios comprovados pela ciência


A investigação demonstra que pausas regulares podem melhorar a saúde mental, reduzir o risco de Burnout e promover um melhor equilíbrio emocional, as denominadas pausas para recuperação. Além disso, desacelerar conduz a uma maior qualidade de trabalho. .


Quando falamos em pausas regulares falamos em pequenos intervalos de tempo dedicados a atividades que ajudam a recuperar a energia e a clareza mental. Estas pausas devem ser deliberadas e envolvem atividades que realmente promovem a recuperação, como meditação, caminhadas curtas ou até mesmo alguns minutos de respiração profunda. Isto depende dos ritmos, dos limites e das preferências de cada indivíduo.

Além disso, as pausas ajudam a melhorar a concentração e a criatividade, permitindo um desempenho melhor em tarefas complexas. Pesquisas indicam que o cérebro necessita de tempo para descansar e processar informações, o que pode levar a insights mais profundos e soluções inovadoras para problemas.


Portanto, desacelerar não só melhora a produtividade, mas também pode levar a um trabalho mais criativo e inovador.


5 Estratégias para a Produtividade Consciente


  1. Conheça e respeite o seu ritmo individuais;

  2. Conheça e respeite os seus limites individuais;

  3. Use o seu Biological Prime Time para realizar as tarefas mais importantes e que exigem um foco atencional de excelência;

  4. Faça pausas regulares com vista à recuperação dos níveis de energia física e mental;

  5. Integre a flexibilidade e a autocompaixão na sua vida.



sofia



Researcher, Consultant & Trainer | Founder & CEO sowise time lab | Especialista em Gestão Consciente do Tempo, Produtividade Consciente e Liderança Consciente| Presidente da Associação Slow Movement Portugal






SLOW: 50 Exercícios para desacelerar | Sofia Pereira 


Neste livro encontrará 50 exercícios para desacelerar.

Procurar um local tranquilo e, por alguns momentos (uns mais curtos, outros mais longos), fazer pausas conscientes, irá permitir-lhe abrandar o ritmo, restabelecer a conexão consigo, identificar o que está a sentir e observar, com mais clareza, os desafios que enfrenta nesse momento. Agir em vez de reagir. 

Pode começar hoje a criar uma vida mais consciente e ao seu ritmo. Aceita o desafio?





livro

Comentarios


bottom of page